Esses são três princípios com os quais todo desenvolvedor deve se preocupar, porque se referem a código limpo. Neste artigo vamos entender o que cada um deles significa.
Princípio DRY
É mais fácil manter um código que está em apenas um lugar, porque se você precisa alterar algo no código, você só precisa alterar em um lugar. Além disso, se você tiver o mesmo código em dois ou mais locais, a chance desse código se tornar diferente com o passar do tempo é grande, e quando isso acontecer será uma maneira fácil de introduzir bugs no seu sistema. O código duplicado também torna o código mais complexo e desnecessariamente maior.
Você também não deve escrever código ambíguo. Suas classes, suas variáveis, suas funções devem ter um nome específico e seus nomes devem corresponder às suas responsabilidades. Se você tem uma função, deve saber o que ela faz apenas lendo seu nome, sem ser necessário ler o código dentro dela.
Isso significa que não se trata apenas de copiar e colar código – sim, isso também está incluído – mas vai além disso. É também ter um código diferente que faz a mesma coisa.
Princípio KISS
KISS é um acrônimo para Keep It Simple, Stupid . Este princípio diz sobre como tornar seu código simples.
Você pode aplicar esse princípio no design e na implementação do código. Você deve eliminar o código duplicado, remover recursos desnecessários, não usar variáveis e métodos desnecessários, usar nomes para variáveis e métodos que façam sentido e que correspondam às suas responsabilidades e, sempre que possível, siga padrões conhecidos de desenvolvimento de código.
Às vezes você não precisa implementar algo novo para atender às suas necessidades, você pode simplesmente fazer uso dos recursos da linguagem de programação que está usando. Para isso, é bom que você conheça os recursos da linguagem de programação com a qual está trabalhando.
Se você estiver trabalhando em um código que já está implementado e vir algo que não é necessário ou que poderia ser mais simples, considere refatorá-lo.
Princípio YAGNI
YAGNI significa You Ain’t Gonna Need It . É um princípio da metodologia de desenvolvimento de software da Extreme Programming (XP). Este princípio diz que você não deve criar recursos que não sejam realmente necessários.
Este princípio é semelhante ao princípio KISS, uma vez que ambos visam uma solução mais simples. A diferença entre eles é que o YAGNI se concentra na remoção de funcionalidades e lógicas desnecessárias, e o KISS se concentra na complexidade.
Isso significa que você não deve implementar a funcionalidade apenas porque acha que pode precisar dela algum dia, mas implementá-la apenas quando realmente precisar. Fazendo isso, você evitará perder tempo com implementações que nem mesmo eram necessárias e talvez nunca sejam utilizadas.
Conclusão
Siga esses princípios, o que permitirá que você escreva um código melhor. Lembre-se de que um código limpo é mais fácil de entender e com certeza vai economizar seu tempo quando você precisar alterar ou implementar algo. Evite usar código duplicado e tente manter seu código o mais simples possível.